#LIDERANÇA – O Perfil comportamental DISC e + 10 CAMADAS!

A teoria DISC é uma das mais conhecidas hipóteses de perfil comportamental aplicada para fundamentar instrumentos de assessment em comportamento utilizada em ambiente corporativo. Esses instrumentos de assessment são desenvolvidos com base na teoria postulada pelo psicólogo Dr.  Willian Moulton Marston em seu livro “Emotions of Normal People (1928) que determina alguns padrões de comportamento.

O DISC é um instrumento que permite através de observações de pessoas, determinar padrões de comportamento, são analisados nessas observações quatro dimensões, ou seja, um conjunto de comportamento que pode ser descritos e agrupados por: DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CONFORMIDADE.

 As preferências são interações das pessoas em relação a: Motivação individual, Ambiente, Relacionamento e Tarefas.

Exemplo de preferências:

Dominância: Preferências por Criar, Inovar Explorar e Estimular.

Influência: Preferências por Desenvolver, Analisar, Apoiar e Organizar.

eStabilidade: Preferências por Consultorias e Estratégias.

Conformidade: Preferências por Produção e Controladoria.

Assim como o sol não pode iluminar durante todo o tempo todas as partes da terra, dividindo as 24 horas do dia entre períodos de luz e de sombra onde os hemisférios do planeta terra se opõem em direção a grande estrela de luz condicionando metade do globo terrestre à luz e a outra metade à sombra, nossos hemisférios cerebrais atuam de forma parecida e por analogia no caso do exemplo da luz e sombra podemos definir funções e preferencias como se fossem nossos períodos de luz e nossos desbarrados e adaptações como se fossem nossos períodos de sombra. Sem nenhuma espécie de julgamento a metáfora que tem o objetivo apenas de orientar de forma didática a exposição.

As nossas preferências são orientações importantes na consideração de uma vida mais coerente do ponto de vista das motivações internas encontrarem acomodação face aos estímulos do meio em que vivemos e trabalhamos, então devemos considerar a capacidade de adaptação do ser humano quando submetido as condições adversas e as implicações desses amoldamentos como por exemplo os custos emocionais e de falta de resultados.

Considerando a teoria DISC como o principal agrupamento de comportamento e de preferências divididos em quatro grupos que se destacam pela Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade, propomos a derivação desses comportamentos em demais funções coligadas as características principais denominando assim o perfil comportamental DISC em mais 10 camadas.

Camadas:

  • 1º Camada – Emoções:

As emoções são a base dos comportamentos e o que desencadeia uma série de observações que podemos pontuar nos indivíduos é também o que de fato origina a teoria DISC. Se considerarmos um gráfico com hierarquia de camadas certamente essa camada seria a camada mais interna ou a primeira do núcleo que cerca a teoria DISC, levando em consideração as seguintes emoções de acordo com cada característica:

Dominante: A emoção principal desse perfil é a raiva.

Influente: A emoção principal desse perfil é o otimismo.

eStabilidade: A emoção principal desse perfil é a inveja, mas não demonstra de forma clara e objetiva quase nenhum tipo de emoção.

Conformidade: A emoção principal desse perfil é o medo.

  • 2º Camada – Funções:

As funções de preferências interligadas ao perfil como se fossem uma facilidade maior que cada tipo tem no desempenho das atividades:

Dominante: São melhores como “Exploradores” gostam de explorar várias possibilidades para atingir melhores resultados.

Influente: Organizadores gostam de organizar ações e eventos para atingir melhores resultados.

eStabilidade: Consultores gostam de apoiar as ações e pensamentos em ideias e estruturadas.

Conformidade: Controladores gostam de seguir as regras estabelecidas para atingir o máximo de resultados.

  • 3º Camada – Vocações:

A vocação é mais que apenas uma preferência é uma espécie de missão que acompanha cada tipo de perfil conforme descrito:

Dominantes e Influentes: Esses perfis têm vocação natural para atividades relacionadas diretamente envolvidas com o objetivo final da atividade ou aos resultados

eStabilidades e Conformidades: Esses perfis têm vocação natural para atividades relacionadas diretamente com às estratégias que levam ou condicionam aos resultados.

  • 4º Camada – Foco:

O foco é o tipo de concentração no desenvolvimento de atividades preferidas por cada perfil DISC é de fato onde e como cada perfil se motiva ou se energiza para produzir:

Dominantes e Conformidades: São perfis que gostam de se motivar e de se concentrar quando estão com foco nas tarefas que possibilita produção de maiores ou melhores resultados.

Influentes e eStabilidades: São perfis que gostam de se motivar e de se concentrar quando estão com foco em relacionamentos, contato com pessoas o que possibilita produção de maiores ou melhores resultados.

  • 5º Camada – Habilidades:

As habilidades são as formas que simbolizam a natural competências entre os tipos de perfis DISC no sentido de resolverem problemas usando características ligadas a elementos da razão ou da criatividade como por exemplo:

Dominantes e Influentes: São perfis com habilidades naturais em resolverem problemas ariscando soluções criativas e forte orientação pela intuição.

eStabilidades e Conformidades: São perfis com habilidades naturais em resolverem problemas planejando soluções muitas vezes já experimentadas (cases de sucessos) e forte orientação pela razão. 

  • 6º Camada – Estruturas:

A estrutura tem a ver com o jeito de agir de cada perfil considerando o modo de funcionamento ligados a forma de se relacionar com as pessoas:

Dominantes e Influentes: São perfis com estruturas mais ativas para estabelecer relações, ou seja, na maioria das vezes tomam a iniciativa para determinados tipos de contatos ou assuntos.

eStabilidades e Conformidades: São perfis com estruturas mais receptivas a desenvolver relações, ou seja, na maioria das vezes esperam a oportunidade ou o contato com determinados tipos de pessoas ou assuntos para estabelecer relações.

  • 7º Camada – Premissas:

As premissas são pontos de partidas que servem como ponto base para o próximo passo ou para o que pode vir a seguir é um tipo de informação essenciais para tomada de decisão os perfis DISC apresentam as seguintes premissas:

Dominantes e Influentes: Agem de forma a considerar o ambiente externo como favorável as suas ações, por vezes elaborando uma análise precária de dados para tomada de decisão.

eStabilidades e Confodades: Agem de forma a considerar o ambiente externo como desfavorável as suas ações, por vezes elaborando análises superestimadas capazes de impedir a tomada de decisão.

  • 8º Camada – Estilos:

Os estilos de perfis são aspectos de relevância as ações de mudanças ou de manutenções de “status quo” numa análise com relação direta ao resultado, são perfis complementares no aspecto de formação de equipes de alta performance já que apresentam condições dicotômicas tão importantes para existência de um time.

Dominantes e Influentes: São perfis que gostam de mudanças, promovem as mudanças, características de ações mais ligadas ao futuro. São perfis ligados a estrema flexibilidade de direcionamento, inovadores.

eStabilidades e Confodades: São perfis com dificuldades de adaptação as mudanças, com características mais ligadas a manutenção das ações no presente. São perfis ligados a uma sólida combinação que estrutura o direcionamento, mantenedores.

  • 9º Camada – Orientações:

As orientações são baseadas no forte apelo que cada perfil tem com seus propósitos e resultados, sendo “orientação” num sentido mais amplo “existencial”:

Dominantes: Forte orientação para visão, pensamentos e ações projetadas ou operando para o futuro.

Influentes: Forte orientação para valores, pensamentos e ações para valores virtuais ou reais sociais ou de segmento.

eStabilidades: Forte orientação para integração, pensamentos e ações voltados para integrar ou harmonizar a busca pelo equilíbrio.

Conformidades: Forte orientação para direção, pensamentos e orientação para seguir regras e planos no cumprimento do que foi acordado do que foi direcionado.

  • 10º Camada – Modo de Operação:

Preferências que indicam como os perfis operam suas tarefas e relações para atingir seus objetivos. Um grande empreendedor pode por exemplo focar sua energia na execução de tarefas com o objetivo de atingir uma visão, mas também pode por exemplo operar sua equipe ruma a essa mesma visão

Dominantes e Influentes: São perfis que agem de forma pontual, ou seja, são ações específicas, mas que geram grande impacto, podemos dizer que são operações comparadas a grandes doses de ataques para produzir resultados ou grandes performances.

eStabilidades e Confodades: São perfis que agem de forma estratégica com ritmo e constância mantendo a energia de forma linear e sem grandes sobressaltos para produção de resultados.

A importância de boas práticas na aplicação dos instrumentos bem como a qualidade do analista ou de qualquer outro tipo de profissional que estiver envolvido com essa prática é fundamental para agregar valor ao principal objetivo da utilização dos instrumentos de assessment que é o autoconhecimento. 

O perfil DISC não é um instrumento de assessment que mede competências, experiências ou qualquer outro tipo de dimensão de vivência na vida de um indivíduo ou até mesmo afere com precisão condições de desempenho de determinado papel profissional, o perfil DISC é sim uma referência de como esse indivíduo prefere manifestar suas opções favoritas face aos relacionamentos, tarefas e ambiente de vida e trabalho. As pessoas não se resumem a um relatório de perfil, e os instrumentos de perfil não têm objetivos de promover julgamentos, portanto, observamos a importância da aplicação e do manejo das informações contidas em qualquer tipo de instrumentos de assessment.

O objetivo da exposição desse artigo é promover o autoconhecimento, o desenvolvimento intrapessoal e principalmente auxiliar na formação e consolidação das lideranças. 

http://coach-nlg.com.br/artigos/lideranca-10-camadas.pdf

 http://www.leandromageliconsultor.com.br

http://www.facebook.com/leandromageliconsultor

https://br.linkedin.com/in/leandromageliconsultor

http://www.nucleodeliderancaegestao.com.br

http://www.facebook.com/coach.nlg

Deixe um comentário