#02 – Palestra Liderança – Motivação, Autoconfiança e Competência!

Motivação, essa palavra tem sido fonte de muitas pesquisas, produção intelectual e catalisadora de muita informação sobre desenvolvimento humano, os pesquisadores e cientistas mecanicistas ou não sempre procuraram interpretar com diversas formas de abordagens a raiz, o cerne, a fonte do verdadeiro significado da palavra motivação.

Vejamos uma definição rápida:

Motivação | s.f.

derivação fem. sing. de motivar

Motivação

(motivar + acão) | s.f.

1- Ato de motivar ou de se motivar

2- Exposição dos motivos

Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Vários autores e cada qual com sua abordagem pessoal científica descrevem a função motivação com outros espectros de palavras, como por exemplo: núcleo mobilizador, vontade, desejo, libido, energia, raiva, medo, estímulo e outras. Trataremos então a motivação como uma função que pode ser aplicada nas organizações, com a análise de vídeos e demais recursos veremos que a motivação é como um ciclo (começo, meio e fim) com foco em produção de resultados e levaremos em consideração aspectos internos e externos aos indivíduos (colaboradores) e também aspectos internos e externos das organizações.

Autoconfiança, esse tema dentro da literatura sobre liderança tem destaque, e podemos observar que em mais da metade dos autores que escrevem sobre liderança e resultados citam a autoconfiança como um traço de comportamento presente na grande maioria dos líderes. Para entendermos melhor o destaque dessa característica de autoconfiança em grandes líderes, precisamos antes pontuar quais atributos caracterizam um verdadeiro líder, alguns autores clássicos consideram dois tipos principais, para a outra maioria dos autores são três.

Em destaque três atributos presentes no caráter de um líder.

1- Visão, capacidade de antever, planejar e construir uma “visão de futuro”

2- Conhecimento, capacidade de conhecer profundamente ou desenvolver “um saber”

3- Habilidade, talento ou rendimento extraordinário muito acima da norma

Competência, um conjunto de capacidades desenvolvidas que contribuem para a produção de resultados e liderança, e podemos tomar como referencia a abordagem mais conhecida divulgada pelo acrônimo CHA, que significa Conhecimento, Habilidade e Aptidão, a soma dessas três capacidades formam a condição do indivíduo de ser competente ou de ter competência. Outras métricas também colaboram com a formação da competência como por exemplo: qualificação, especialização, habilitação, autorização entre outras.

Motivação, Autoconfiança e Competência essa palestra pode orientar a observação das lideranças sobre quais pontos na dinâmica de capacidades e competências em que as organizações apresentam lacunas que estão desequilibrando ou impactando a busca pela otimização e maximização de resultados.