#LIDERANÇA – DESENVOLVIMENTO & LIDERANÇA

Liderança é herança ou destino? Liderança é arte ou competência? Liderança pode ser explicada, interpretada ou simbolizada? Afinal o que é liderança?
São tantas questões complexas, mas observando pela ótica das ciências sociais que tem como objeto de estudo o poder, podemos sugerir que liderança são ações com bases motivadas por ele, o tal “PODER”. O poder que os líderes praticam em TER ou SER, também sugerimos como analogia e reflexão a troca da palavra “MOTIVAÇÃO” pela palavra “COMPROMISSO” dependendo da abordagem língúistica do contexto.
Se o objetivo é o poder, e, todos querem o poder, então algumas variáveis precisam diferenciar e destacar os líderes para que possamos identifica-los e reconhece-los, dai então chegamos nas tais habilidades, competências ou funções de liderança.
O poder é o objetivo principal dos líderes o poder se mostra com algumas variações como por exemplo realização ou associação (David McClelland) dentre outras teorias. O poder é o objetivo dos líderes, mas o instrumento principal da liderança é o desenvolvimento: Desenvolvimento de resultados, desenvolvimento de tecnologia, desenvolvimento de teorias, desenvolvimento de produtos, desolvimento de mercados.
A busca da individualidade não é suficiente para o líder que naturalmente não se constituiu um ser isolado, o homem é um ser social, e portanto, por mais individualidade que encontre dentro de si creditará dessa individualidade só e apenas só se ela for reconhecida pelos demais da “tribo” através de objetos ou títulos (“saciar os instintos com suvenires sociais”). É desse fato que ocorre a necessidade de poder que variavelmente pode ser exercida ou não, depende de quanto a necessidade de reconhecimento por ter ou ser ocupa a mente dessa pessoa (líder).
O poder é a energia básica da liderança, mas o desenvolvimento é o instrumento principal para atrair seguidores. O desenvolvimento é a matriz de persuasão, é a melhor aplicação que o “mal falado” poder pode ter. O poder pode resultar em coisas boas e ruins, tem sempre os dois lados de uma mesma moeda, queremos aqui destacar os benefícios das boas práticas em liderança e desenvolvimento.
Desenvolvimento é o maior instrumento de liderança, vejam o exemplo: Uma organização em desenvolvimento é uma organização que pratica funções de liderança o tempo todo, observem o “poder de controle” exercido em tese dentre de potenciais e limites normais: A capacidade de realizar processos de execução de tarefas com monitoramento sistemático, analise de acertos, correção de erros e aprimoramento de métodos, um escopo perfeito de instrumento de desenvolvimento.
A medida em que o líder conhece seus desejos e vontades e se movimenta em direção a poder ter ou ser o que se almeja, é natural a necessidade de desenvolvimento de habilidades para se alcançar esses objetivos. Desenvolvimento & Liderança são duas faces de uma mesma moeda, não é possível avanços em liderança se não houver investimentos em desenvolvimento.

Deixe um comentário